A antiga ciência do yoga une posturas com respiração e concentração para construir força, consciência e harmonia entre mente e corpo. O Yoga proporciona muitos benefícios físicos óbvios – flexibilidade, resistência, saúde circulatória, para citar alguns – e agora, mais do que nunca, percebemos o seu importante papel também no nosso bem-estar mental.
Felizmente, o autocuidado é um tema quente, pois a vida continua a ganhar velocidade ao nosso redor – temos que desacelerar e olhar para dentro, para a nossa própria saúde mental.
Yoga ajuda nossa saúde mental ao:
- Aliviando a ansiedade
- Reduzindo a depressão
- Aumentando a tolerância
- Promovendo um sono melhor
- Combatendo a fadiga
- Diminuindo o estresse
- Melhorando o foco
Yoga e meditação promovem relaxamento – o oposto de ansiedade, estresse e depressão. Eles desenvolvem a nossa capacidade de permanecer centrados, o que é vital para a gestão do stress. Ao fazer uma pausa para respirar, meditar ou alongar, a mente é desviada do gatilho e uma reação biológica de calma começa.
Estas práticas simples amplificam a consciência do que está acontecendo no nosso corpo, tornando possível detectar alterações e sinais precoces de problemas de saúde mental. Como? Uma maneira é nos ensinar a estar presentes, em vez de nos preocuparmos com o que aconteceu no passado ou com o que pode acontecer no futuro.
Quando o mundo parece desequilibrado, desigual ou baixo, o yoga pode ajudar-nos a manter o nosso equilíbrio interno e a elevar a nossa experiência da vida diária. E está disponível para nós em qualquer lugar, a qualquer hora.